"Felicidade está no Ativo e não no Passivo "







domingo, 17 de janeiro de 2010

Desapego...

Olá !

Eu sempre tive mania de roer unhas , minha mãe conta que quando eu tinha uns 04 anos ela me pegou roendo as unhas dos pés , não lembro disso mas se minha mãe diz , é porque é verdade . Então se um dia alguém me perguntar se eu fiz algum tipo de contorcionismo na vida , talvez eu possa dizer : Já consegui levar os pés até quase a cabeça !

Sempre que via uma mulher com as unhas compridas eu pensava : Bem que as minhas podiam ser assim ... Mas além da mania de roer , minhas unhas são fraquinhas mesmo , parece uma folhinha de papel que facilmente conseguimos dobrar ... Até que conheci uma manicure que disse conseguir fazer milagres com unhas fracas , ela passa um produto e aos poucos as unhas vão ficando fortes , crescendo sem dobrar , gostei do efeito e gostei da manicure . Virei cliente .

Esse ano posso dizer que ganhei garras , fiquei com as tão sonhadas unhas cumpridas e as vezes me pego admirando minhas lindas novas mãos . Que situação ...

Porém ,de uns dias pra cá tenho percebido que as unhas novas são lindas , mas não me fazem bem . Até um simples exercício de abrir e fechar as mãos ficou difícil porque lá estão as unhas cravando minha pele. E por coçar de leve o pescoço,  outro dia fiquei com uma marca vermelha nele como se eu tivesse passado por tórridos momentos , se é que me entendem . Vira e mexe percebo que estou arranhada e presumo que me machuco sem perceber. Fora o filhinho da minha amiga que consegui arranhar , sem querer , numa brincadeira outro dia .

Como uma mulher cuja mente não pára , hoje de manhã ao caminhar e pensar em algumas coisas , percebi que a relação que tenho com as unhas é a mesma que as vezes temos com algumas pessoas.

Há momentos em que desejamos algo , sem saber porque ou para que , você coloca na cabeça que isso é importante e se desliga de todo o resto . Não importa se aquela pessoa lhe machuca , ou se ela lhe atrapalha desviando seu pensamento quando tudo que você devia fazer era se concentrar . Não importa se as pessoas que te amam e realmente se importam com você vão ficar decepcionadas ao perceber o quanto você está se desvalorizando por algo que não tem valor . Nada disso importa . Porque você se contenta com a atenção dividida , a presença ignorada , com a fantasia não realizada e mais que tudo , com a esperança que tudo vai mudar.

Mas a verdade é que as pessoas não mudam , nem por você , nem por ninguém. Só por elas mesmas , se quiserem , se acharem que precisa , que vale a pena .

Não sabemos – ao menos não racionalmente – porque gostamos de algumas pessoas com tamanha força. Ao contrário do que muitos dizem , que todas as perguntas tem que ter resposta , algumas não tem  , e insistir nessa busca é tolice. Não tem e ponto final . Resta a nós vivenciarmos estas emoções, aceitando-as como partes necessárias ao nosso desenvolvimento de alma, ainda que nos sintamos vulneráveis.

Mas também cabe a nós , controlar essa vulnerabilidade.

Pra viver o presente , desfrutar o futuro , há que se aprender a dar adeus ao passado. Porém precisamos ser fortes o bastante para que esse adeus seja pra sempre, antes de deixá-lo sair dos lábios , há que se deixá-lo sair do coração. Há coisas que a vida não dá uma segunda chance . Se não conseguimos fazer com que a primeira tenha valido a pena , a segunda , a terceira também não valerá .

Um amigo uma vez me disse : Eli , a vida é vitória ou derrota . Você precisa decidir como deseja que sua vida seja. Eu rapidamente respondi : Claro que quero que ela seja vitória ! Foi aí que ele me devolveu : Então livre-se de tudo que a faz se sentir derrotada !

Hoje eu cortei as unhas . Elas não combinam comigo. Pra ter unhas compridas eu teria que deixar de ser o que sou , deixar de tocar o que gosto do jeito que gosto . É como deixar de falar o que penso.. Não sei ser feliz assim . Sei que vou sentir falta delas nos próximos dias . Mas vai passar . Nada dura para sempre , nem o amor , nem mesmo a dor.

Abraços e boa sorte sempre !

Eli

Nenhum comentário:

Postar um comentário