"Felicidade está no Ativo e não no Passivo "







domingo, 31 de janeiro de 2010

Quem é Deus ?

Olá !

Há alguns anos , uma amiga me apresentou ao budismo . Não é fácil seguir uma crença hoje em dia , são muitos conceitos , dogmas e paradigmas que nos fazem ficar tontos as vezes.

Eu lembro que o que me atraiu na prática budista foi o fato de objetivar e acreditar que a realização daquele objetivo é fato consumado. São dezenas as experiências que tive e talvez um dia eu consiga escrever aqui sobre elas.

No budismo , entre tantas coisas você entende que "Deus" , aquele ser exclusivo e gigante a quem nos apoiamos desde criança não existe. Pelo menos não da maneira como a maioria pensa que existe.

Como religião é assunto delicado , aprendi a não sair por aí falando sobre ela , cada um de nós tem a sua e eu espero que sejamos sempre felizes com essa escolha ou que ao menos tenhamos coragem para fazer uma nova escolha se assim for preciso.Eu tive essa coragem um dia . E não me arrependo da escolha que fiz.

Não omito nunca o fato de dizer que sou praticante do budismo e tão pouco fico envergonhada ao dizer que não , não acredito em Deus. Hoje vi que o que pra mim se tornou simples com o tempo , aos outros parece coisa de outro mundo.

Uma amiga que sabe que sou budista , começou uma conversa tirando dúvidas sobre minha prática até que fez a velha pergunta : Você não acredita em Deus ?

Respondi sem pestanejar que não . Eu sabia que causaria espanto , mas que fazer ?

Ela me olhou intrigada , pelo olhar eu sabia que estava confusa e talvez até horrorizada. Tentei explicar os motivos que me fizeram deixar de acreditar no todo poderoso mas não sei se ela entendeu. Acho que não.

Mas o fato é que a vida me mostrou que quanto mais eu acreditava em Deus , menos eu acreditava em mim. A prática budista me fez perceber que eu sou a responsável por minha vida e que somente eu , posso fazer a diferença nela.

Nós crescemos e nos ensinam a a agradecer a Deus quando as coisas estão boas , dizer que Deus quis assim quando aos coisas não foram tão boas , pedir a Deus que aquilo se realize , etc...

São muitos fatos que deixamos na mão de algo ou alguém cuja existência comprovada nem sequer temos. Não quero de forma alguma impor minha forma de pensar a alguém , mas quero ter sempre a liberdade de falar sobre o que acredito para os que se interessem em saber .

Uma coisa é certa , eu não sei quem é Deus , mas o respeito porque ele está presente na vida de muitas pessoas que amo e admiro e mesmo sendo budista , sempre vou dizer Amém aos que me dizem : Fique com Deus ! Pois eu sei que independente de qualquer coisa , esse é o melhor que aquela pessoa , em sua crença pode me desejar.

E o que eu desejo à eles ? O mesmo que desejo a mim. Que eles tenham sempre a melhor crença e que ela possa dar paz ao seu coração. O meu está em paz.

Abraços e boa sorte sempre!

Eli

Nenhum comentário:

Postar um comentário