"Felicidade está no Ativo e não no Passivo "







domingo, 7 de fevereiro de 2010

Quem inventou o amor?

Olá !

Renato Russo com sua grande sensibilidade de poeta , compôs a música "Antes das Seis" , eu que sou adoradora da Legião desde quando era nada mais , nada menos que uma mocinha sonhadora , fiquei encantada com a canção desde a primeira vez que a ouvi .

Hoje , ao conhecer e conversar um pouquinho com uma amiga de uma amiga , me lembrei de uns trechinhos da música que diziam assim " Quem inventou o amor ? Me explica por favor" , " E quando a vida vai e vem , você procura achar alguém , que um dia possa lhe dizer , quero ficar só com você" ...

Eu acho que Renato quando fez essa música não estava vivendo uma de suas melhores fases afetivas , a música a mim transmite uma certa dúvida , um pouco que dolorosa , é como se ele dissesse : Quem fez a besteira de inventar esse sentimento?

De uns tempos pra cá tenho aprendido a observar as pessoas e as emoções que elas transmitem através de suas feições . Se observarmos direitinho , não é difícil perceber um certo "ar" de tristeza , confusão , estresse ou cansaço e até mesmo alegria nas pessoas através de sua expressão.

Então ao ser apresentada para tal  amiga de minha amiga , eu pensei : Ela não está feliz. Como não a conhecia o suficiente , não tive coragem de fazer minha boa e nem tão velha pergunta : Você está feliz ? Fiquei quetinha , conversando sobre outros assuntos com ela pra tentar entender e ver se teria condições de ajudar .

Essa minha nova conhecida , está grávida de 08 meses . Pensei comigo que esse é um belo motivo para sorrir , mas percebi , ao vê-la acender um cigarro e fumar com vontade , que nem mesmo a vinda de um filho a estava deixando feliz. Foi quando vi a cena da gestante fumando sem parar que me lembrei a música da Legião.

Nós seres humanos passamos a vida desejando encontrar o amor , desejando que essa pessoa possa nos completar e nos fazer felizes. Porém esquecemos de desejar que consigamos ser maduros o bastante para poder vivenciar esse amor. Esquecemos que apesar de tudo que a pessoa amada possa fazer por nós , tem momentos e situações em que é sozinho que precisamos estar. A missão é nossa , só nossa.

Ao conversar com a moça , fiquei sabendo que é o marido o suposto "culpado" por tanta tristeza. Là vem a sensação de Déjà vu .

Um belo dia , talvez numa bela noite , você conhece alguém que a faz tremer da cabeça aos pés , que te deixa zonza , flutuando , etc e tal . Os dias vão passando , vamos conhecendo um pouco mais a pessoa , ficamos sabendo de detalhes que nos agradam  , outros que nem tanto , mas lá vamos nós , seguindo em frente com a relação. 

Mulher quando quer ser dura é dura , quando quer ser tola é tola . Não tem meio termo. Ao contrário do masculino , o universo feminino é extremista. Ódio é ódio . Amor é amor e ponto final.

Na prática , ela sabia que o grandalhão não era lá essas coisas , mulherengo , largado com as obrigações domésticas , desligado para as necessidades femininas , etc e tal ... Mas ela achava que ele poderia mudar . Quem sabe um filho não o fizesse mudar ? Engravidou. E claro , o cidadão não mudou. Ou mudou , para pior. Agora além de ignorá-la , ele também faz o mesmo com o filho que nem sequer nasceu.

O grandalhão estava conosco na hora do almoço , fiquei com vontade de esmurrar a cara dele quando o ouvi dizer : Fiz essa tatuagem por conta da minha filha , quando o bebê nascer , farei outra por ele.

Sem dúvida alguma o amor está banalizado. Desde quando tatuar o nome de alguém no corpo se transformou no ápice dele ?

Infelizmente não me senti em condições de fazer muito por minha nova conhecida. A não ser lhe dizer para não esquecer de orar e lhe pedir que acreditasse que não existe oração sem resposta.

Continuo gostando da música "Antes das Seis " , porque gosto da melodia e também porque acredito que o problema não está no amor , o amor é bom . A forma de amar do ser humano é que talvez não seja.

Encerro meu texto de hoje com uma frase que li de alguém que nem sei quem é , mas que por incrível que pareça , é um homem , que escreveu um belíssimo texto falando exatamente sobre sua experiência sobre o tal amor : " O amor não faz você feliz. Ele espera você ser feliz para poder chegar ao seu lado, de leve , de mansinho , para aproveitar o melhor de você".

Abraços e boa sorte sempre!

Eli

Nenhum comentário:

Postar um comentário