Ontem , ao voltar da casa dos meus pais enfrentando um grande trãnsito , me peguei pensando na mania que tenho em escrever , são anos e anos colocando no papel tudo que penso , tudo que vivencio . Quando garota eu tive a mania de fazer os tais diários , trouxe-os comigo para SP e mantive o hábito por muito tempo. Um dia resolvi mudar de vida e queimei todos os diários , acho que não queria correr o risco de reler e talvez vivenciar novamente algumas coisas. Queimei sem dó !
Tenho um estagiário japonês na minha equipe a quem eu chamos de chinês só pra contrariar que me disse outro dia ao ir embora: Tchau filósofa ! Perguntei o porque do filósofa e ele me disse : Ahh Eli , só você pra falar algumas coisas ...
Uma amiga outro dia ligou e disse: Li , quero mandar um e-mail para meu chefe , me ajuda a escrever? Perguntei à ela : Você quer que eu fale com seu chefe ? Ela respondeu : Não Li , só me ajuda a colocar no papel daquele seu jeito... Fiz o texto , enviei e falei pra ela arrumar , ela respondeu: Não vou mexer em nada , ficou perfeito!
Já tive um chefe que disse : Você não escreve simplesmente , você conta a história do começo ao fim. Um e-mail seu não nos dá direito de contra-perguntas , todas as respostas estão nele. Perguntei se isso era bom e ele me respondeu : Porra , é ótimo!
Acho que nesse Natal eu entendi porque escrevo tanto , é porque pra falar eu sou péssima !
Se eu fosse tão boa para falar como dizem que sou para escrever , teria dito aos meus pais , meus irmãos e meus amigos o quanto os amo e sou feliz por tê-los em minha vida. Esse ano tive tempo e motivo o suficiente para pensar se sou merecedora de fato por tudo que recebo.
As vezes na correria do dia a dia a gente esquece que precisa parar pra perceber os pequenos gestos que nos chegam como sinal de afeto ... Uma ligação ou e-mail de um amigo que não conseguimos ver , outra de uma amiga que te faz prometer que sim , vou descer só para passarmos juntos a virada do ano , esse mais especial porque teremos a cia de um anjinho de quase três meses , um presentinho que vem de quem você sabe que não pode gastar com besteiras , as dezenas idas do meu pai ao mercado para comprar o que gosto , um irmão que cede o quarto para eu dormir quando a casa está cheia , uma mãe que mesmo estando cansada não dorme até que você ligue de volta e diga : Mãe , cheguei e estou bem !
São gestos pequenos mas de significado imensurável. O grande Mario Quintana disse que devemos cuidar do jardim para que as borboletas cheguem até nós , não tenho certeza se meu jardim está bem cuidado mas tenho certeza que nele tem as mais belas borboletas...
Contagem regressiva para 2010 , entre tantos pedidos , o meu principal vem da música "Sal da Terra" de Beto Guedes : Quero tempo, pra viver todas as existências que for preciso .Quero não ferir meu semelhante, nem por isso quero me ferir. Quero a ajuda de todo mundo pra banir do mundo a opressão. Para construir a vida nova vamos precisar de muito amor. Quero não ser tola pra sempre perceber que a felicidade mora ao lado, basta querer olhar para os lados.
Abraços e boa sorte SEMPRE!
Eli